LMS – Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem

Bem vindo ao nosso post sobre LMS – Learning Management System (Sistemas de Gerenciamento de Aprendizado) e “tendências” de sistemas de aprendizagem!

O que é uma tendência, afinal?

E o quão importante são as tendências?
Uma tendência não é apenas uma ideia fugaz, que vem e vai como a moda, ou uma hashtag de mídia social, tampouco algum tipo de visão distante para seguir até que a próxima distração capte nossa imaginação.
Tendências são importantes para qualquer comprador, vendedor ou usuário da tecnologia do aprendizado que deseja fazer escolhas inteligentes, informadas e contínuas.

Como definimos tendências?

Para qualificar-se como tendência, um sistema de aprendizado teve ter as seguintes características:

  • Não é necessariamente popular, porém merece a atenção da indústria.
  • É real – apoiado por evidência de cenários empresariais.
  • Afeta diretamente compradores e vendedores de tecnologia do aprendizado.
  • Está movendo o mercado em uma direção específica (para melhor ou pior)
  • Tem implicações para o futuro da aprendizagem, no geral

Não temos bola de cristal e não fingimos saber o futuro.
Mas o que temos são muitos dados de compradores e vendedores de tecnologia do aprendizado, e temos décadas de experiência em avaliação, recomendação, marketing e implementação plataformas de aprendizados de negócios.
Então, convidamos você a se juntar a nós , enquanto descrevemos 18 fatores-chave que influenciam o cenário de aprendizagem de hoje:

18 Principais Tendências do Sistema de Aprendizado para 2018:

#18 Expansão e Consolidação no Mercado

Pode parecer paradoxal, mas o universo dos sistemas de aprendizagem está simultaneamente expandindo e consolidando.
Quase diariamente, os novos desenvolvedores de LMS nos contatam para se apresentarem.
No entanto, inúmeras empresas estão se juntando, buscando o crescimento através de estratégias de aquisição ou fusão.
Em 2017, rastreamos mais de 35 fusões e aquisições diferentes no espaço da tecnologia de aprendizagem (todas nos EUA).
E com o interesse contínuo das empresas de capital de risco, bancos de investimento, incubadoras e aceleradoras de startup tecnológicos, não veremos o ritmo desacelerar em breve. Aqui no Brasil, vimos fundos de investimento aportarem valores em start-ups do setor e sabemos que de players consolidados que estão a procura de fusões / aquisições (alguns querem ser adquiridos).

#17 Especialista Têm Ainda Mais Destaque

Entre os mais de 700 vendedores que participam do mercado LMS de hoje, continuamos a ver uma onda de soluções de aprendizado projetadas para resolver desafios empresariais de “nicho”.
Estes não são nem de perto os sistemas genéricos que originalmente definiram o espaço LMS.
Em vez disso, estas são ferramentas voltadas para clientes que estão lidando com problemas de negócio bem definidos.
Outros especialistas aproveitam seus conhecimentos em um setor específico, combinando o know-how da indústria com a tecnologia para oferecer soluções de aprendizagem horizontais (LMS para supermercados, para Sindicatos, para Franqueadores, etc).
E quase todos os fornecedores de LMS que conhecemos estão expandindo seus negócios, reduzindo seu foco.

#16 Aumento nos Níveis de Licenciamento

Décadas de soluções caras de LMS deram lugar à revolução de preços nos últimos 10 anos, já que o armazenamento em nuvem abriu o caminho para concorrentes LMS de baixo custo que reduziram o preço total.
Isso abriu a porta para compradores de pequeno e médio porte para investir em plataformas de aprendizagem para apoiar programas de educação para funcionários, parceiros de canal, clientes e outros públicos externos.
Recentemente, no entanto o preço tem aumentado.
Apesar da pressão competitiva para manter os preços mais baixos, esperamos que os níveis de licenciamento continuem a subir, uma vez que fornecedores tentam demonstrar valor agregado que diferencia suas ofertas.
Os compradores conscientes dos preços precisarão prestar mais atenção para identificar soluções que atendam aos seus requisitos, ao mesmo tempo que satisfaçam seus parâmetros orçamentários.

#15 Os Negócios Amplificam Aprendizagem Empresarial Estendida

Os fornecedores de LMS que estão vendendo mais, se concentram em demonstrar o impacto comercial.
Claro, é essencial apoiar a capacitação dos funcionários – compliance, integração, entre outros aspectos, mas onde você investe além dessas prioridades?
As organizações inteligentes (fornecedores e clientes), estão buscando maneiras de alavancar os sistemas de aprendizagem, estendendo seu alcance em toda a cadeia de valor – para fornecedores, parceiros, canais e clientes.
Este tipo de estratégia holística de aprendizagem de negócios tem potencial não só para se pagar por si só, mas também para transformar o T&D de um centro de custo para um centro de lucro.
Analisamos os resultados dos fornecedores de LMS que publicam os resultados das iniciativas de aprendizagem empresarial estendida de seus clientes.
Consistentemente, eles indicam esses resultados:

  • Melhora drástica no desempenho de canal
  • Aumento significativo na eficácia de vendas
  • Maior satisfação do cliente
  • Chamadas de suporte reduzidas
  • Lançamento de produtos acelerado
  • Aumento da renovação/retenção de clientes
  • Diminuição dos custos de novas lojas/revendedores

Em toda a comunidade de aprendizagem, vemos maior interesse em soluções empresariais estendidas.
À medida que mais empresas desfrutam do impacto de negócios mensurável desses programas, a demanda deve aumentar.

#14 Sistemas de Aprendizagem Focados no Cliente Estão Com Tudo

Negócios em todos os lugares estão se apoiando no sucesso dos clientes como fonte de vantagem competitiva.
E para muitas empresas de produtos e serviços, a educação do cliente influencia diretamente a aquisição, a parceria, a retenção e a rentabilidade.
Um LMS voltado à colaboradores poderia ser alavancado para esse fim.
No entanto, os departamentos voltados para o cliente normalmente já financiam, desenvolvem e oferecem treinamento. Então, eles tendem a preferir plataformas que se integram com seus CRMs e promovam relacionamentos com componentes externos.
Portanto, não é nenhuma surpresa que os sistemas de aprendizagem focados no cliente estejam ganhando força.
Na verdade, estimamos que este é o segmento de LMS de crescimento mais rápido.

#13 Vídeo se Torna a Atração Principal

O treinamento baseado em vídeo está viralizando e cada fornecedor parece estar explorando novos limites.
Graças ao aumento das modernas plataformas de aprendizagem baseadas em nuvem, redes sem fio de alta velocidade, dispositivos móveis conectados, canais de redes sociais e padrões de transmissão de vídeo ao vivo, o vídeo está se tornando o grande equalizador no longo debate sobre estratégias de aprendizado “ao vivo vs online”.
Apenas cinco anos atrás, incorporar um vídeo do YouTube era um movimento inovador.
Hoje, o vídeo é exibido de maneira personalizada, o que permite aos alunos ou instrutores adicionar marcadores, fazer anotações, escrever sobre o conteúdo do vídeo, ver outros comentários, compartilhar, marcar como favorito, adicionar a um canal, linkar à um conteúdo relacionado, incorporar avaliações, participar de pesquisas e usar a câmera para fiscalização remota – tudo com suporte de transcrições escritas ou de slides interativos, com suporte de busca de texto in-video, tags e indexação.

#12 Realidade Virtual e Aumentada Se Tornam Reais

Enquanto a realidade virtual (VR) envolve indivíduos em um ambiente virtual, a realidade aumentada (AR) aumenta seu ambiente existente.
Ambas têm um tremendo potencial como suporte para aprendizagem e desempenho.
Enquanto a VR teve uma vantagem inicial, seu impulso diminuiu. Espera-se que as receitas de AR superem a VR este ano, graças em parte a um aumento nas aplicações empresariais.
No entanto, características de VR mais poderosas e fáceis de usar estão se tornando acessíveis, uma vez que uma ampla gama de óculos / headsets sem fio com VR chegam ao mercado.
A VR oferece experiências imersivas e emocionalmente atraentes, que levam a um recall maior do que os modos de treinamento tradicionais.
Os pioneiros a utilizarem a tecnologia introduziram experiências de aprendizagem VR de forma eficaz em uma variedade de cenários:

  • Treinando socorristas a desenvolverem habilidades de pensamento crítico para desastres
  • Preparando líderes de alto potencial para tomarem decisões globais, fluidas e de alto risco
  • Desenvolvendo capacidades de resolução de conflito em grupo para elevar a performance em grupo.
  • Ajudando ONGs a ganhar suporte ao fazer com que possíveis doadores vivenciem experiências diárias de refugiados.

Na frente de AR, soluções educacionais e de aprimoramento existentes incluem passeios guiados para orientação de novos empregos e treinamento em campo e suporte para técnicos de reparação remota
Espera-se que ainda mais novos aplicativos apareçam em breve, com o impulso da Apple para aplicações iPhone X AR que geram a inovação rápida e o suporte contínuo ao desenvolvedor do Google.

#11 Melhora da Interface Focada no Aluno

O LMS- considerado por muito tempo o patinho feio do mundo de software corporativo – se transformou em uma bela solução.
A medida que conteúdos de aprendizagem evoluem para pedaços menores, mais ricos e mais “indexáveis”, as plataformas estão se diferenciando ao oferecerem aos alunos formas melhores e mais rápidas para encontrar conteúdo relevante, sempre e onde precisarem.
Ainda é necessário mais progresso no design da interface do usuário, mas sistemas mais avançados implementam formas mais inovadoras de personalizar, acessar e utilizar conteúdo de aprendizagem.
Entre os vendedores à serem observados estão Axonify, Canvas, Litmos e PlayerLync.

#10 O e-Commerce Efetivo se Paga, e Muito

A venda de conteúdo instrucional online envolve muito mais do que um catálogo, um carrinho de compras e um processo de compra.
Mais ainda, encontrar compradores e convencê-los a pagar voluntariamente por treinamento é vastamente diferente do que exigir dos funcionário que participem de treinamento obrigatório.
No entanto, o modelo de negócios para venda de conteúdo online é simples e lucrativo.
Uma vez que você recupera seu investimento inicial em desenvolvimento de conteúdo, as únicas despesas significativas são o custo do marketing e a manutenção desse conteúdo.
Assim, os vendedores inteligentes maximizam o seu potencial de lucro ao encontrar múltiplas formas de vender o mesmo conteúdo.
Por exemplo:

  • Você pode vender um curso para uma instituição com muitos alunos, ao invés de vender apenas individualmente.
  • Você pode adicionar consultoria como um bônus de venda ou fornecer um “badge”, selo ou certificação digital como um atrativo para comprar mais de um curso.
  • Você pode apresentar um curso dentro de um ambiente de portal para envolver mais profundamente seus clientes.
  • Além disso, você pode encontrar patrocinadores para compartilhar custos de criação de conteúdo e oferecer publicidade para ajudar a cobrir os custos de manutenção em andamento.

Seja qual for o método que você escolher, agora você pode encontrar sistemas de aprendizagem orientados para o e-commerce com todas as funcionalidades que você precisa para iniciar e gerenciar um negócio de treinamento online.

#9 Abordagem “Aumentada” Ganha um Apelo mais Amplo

Muitas organizações grandes e globais permanecem presas ao LMS estabelecido.
Uma vez que esses sistemas de aprendizagem direcionados aos funcionários estão integrados em conjuntos de software HR/ERP/financeiro mais amplos, a mudança não vem em breve.
Mas uma nova classe de fornecedores de tecnologia de aprendizagem está permitindo “aumentar” esses sistemas existentes com aplicativos baseados em nuvem que podem ser facilmente integrados com um ecossistema de tecnologia em escala empresarial.
Os principais exemplos de empresas a se observar são: Allego, Training Orchestra, Salesforce, Degreed, Visier e EdCast.
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#8 Experiências de Aprendizagem Customizadas Oferecem Alternativas Flexíveis

Mapear experiências de aprendizagem para necessidades individuais, interesses e comportamentos não é mais apenas um sonho.
Soluções sofisticadas agora permitem conduzir o aprendizado contínuo, com fácil acesso a um fluxo de atividades personalizadas que são suportadas por recursos on-demand, ferramentas sociais e capacidades colaborativas.
Além disso, com tecnologia de análise avançada como o xAPI, as organizações estão agora rastreando e analisando experiências de aprendizagem com uma precisão incrível.
Esta inteligência pode ser usada para informar a melhoria contínua do programa e melhorar os resultados comerciais.
Algumas empresas na vanguarda de experiências de aprendizagem personalizadas incluem OnPoint Digital, Extension Engine e YourMembership.

#7 Microlearning Prova que é Maior do que Qualquer Marca Registrada

O conceito de microlearning ganhou forte apoio da comunidade de aprendizagem nos últimos anos.
Aparentemente, é por isso que o fornecedor de tecnologia de aprendizado Grovo decidiu arruinar esse termo comumente usado ao tentar torná-lo uma marca registrada no ano passado.
Simplificando, microlearning ou micro-aprendizagem é uma forma de fornecer conteúdo digital altamente relevante no momento da necessidade.
Frequentemente, essas intervenções personalizadas são entregues em pequenos pedaços para reforço do aprendizado e suporte ao desempenho.
Mesmo que a Grovo ganhe direitos exclusivos de usar “microlearning” em seu marketing, a metodologia ainda possui méritos mais amplos e continuará a ser apoiada pela maioria dos sistemas de aprendizagem modernos.
Os alunos com experiência digital de hoje querem acesso ao conteúdo onde quer que estejam, e as plataformas de aprendizado disponíveis para dispositivos móveis estão aplicando perfis de usuários profundos e algoritmos direcionados a AI (inteligência artificial) para oferecer ainda mais valor com maior precisão.
Portanto, não importa do que os fornecedores chamem, o microlearning continuará a ser uma marca registrada dos ecossistemas de aprendizado que se baseiam em estratégias de instrução orientadas para o futuro.

#6 As Associações e Sindicatos Priorizam o Desenvolvimento Profissional

A fonte de receita mais lucrativa para as associações e sindicatos,  agora, virá da venda de educação continuada para membros e não membros.
Esses programas estão alimentando toda uma indústria de provedores de sistemas de aprendizagem que entendem os requisitos exclusivos das associações.
Fortificado com comércio eletrônico e integrado com AMSs, os sistemas de aprendizagem orientados para a associação estão criando valor ao fornecerem preparo e certificações para exames, ao reorientar conteúdo de eventos ao vivo e ao empurrarem os limites da aprendizagem social e aplicativos móveis.

#5 Distintivos Digitais (Badges) Obtém Sucesso

Os distintivos digitais (às vezes chamados de micro-credenciais ou credenciais digitais) são um símbolo gráfico que verifica as competências obtidas através da aprendizagem.
Para que um distintivo digital seja verdadeiramente valioso, os alunos, os empregadores e outros devem reconhecer e confiar na fonte.
Além disso, eles devem concordar que está diretamente relacionado às habilidades profissionais desejáveis.
Os destinatários podem exibir esses crachás em mídias sociais, sites, assinaturas de e-mail e currículos online.
Antes da era digital, essas credenciais eram chamadas de certificação de conhecimento.
Mas porque eles eram documentos em papel, eles eram tipicamente escondidos do mundo – escondidos em gavetas de arquivos ou emoldurados em paredes de escritórios.
Os distintivos digitais estão ganhando popularidade entre programas de certificação de canais corporativos e desenvolvedores, bem como programas de certificação profissional oferecidos por associações, empresas de treinamento comercial e instituições acadêmicas.

#4 A Criação de Conteúdo Integrado Junta-se ao LMS Moderno

Normalmente, os profissionais do aprendizado usam o Adobe Captivate , o Articulate Storyline ou outra ferramenta de terceiros para criar cursos de e-learning assíncronos auto-passados.
Em seguida, eles implantam os cursos através de um LMS via SCORM como conteúdo autônomo ou como um componente integrado de um currículo de aprendizagem.
A ideia é criar conteúdo portátil que você controle, para que, se você mudar os fornecedores do LMS seu conteúdo pode se mover com você.
No entanto, alguns fornecedores de LMS melhoraram seus recursos de autoria integrados, por isso vale a pena observar as vantagens de criar e entregar conteúdo na mesma plataforma.
Por exemplo, você pode carregar ou fazer referência à qualquer tipo de conteúdo digital em alguns sistemas e disponibilizá-lo como um elemento autônomo ou integrá-lo com um plano de aprendizado.
Além disso (semelhante ao PowerPoint ou WordPress), os sistemas agora oferecem modelos de página para vários tipos de conteúdo, como vídeos, avaliações e gráficos com texto, o que torna a criação mais fácil do que nunca.
Além disso, uma vez que a autoria e a implantação são compartilhadas em uma plataforma comum, as questões SCORM e xAPI tendem a ter menos importância.
Finalmente, os LMSs oferecem capacidade de exportação para facilitar a migração. Caso não ofereçam, cuidado, afaste-se de estratégias de lock-in. Esta é a prática de criar uma dependência não produtiva do cliente em relação ao fornecedor. Fuja disso.

#3 A Aprendizagem Social Conduz Conexões Mais Profundas

As capacidades de aprendizagem social estão evoluindo com o LMS em vários níveis – em toda a plataforma, dentro das salas de aula e no conteúdo online.
No nível da plataforma, cada aluno tipicamente tem um perfil único que permite seguir outros e ver o conteúdo que eles postam ou recomendam, encontrar mentores ou especialistas, postar perguntas, comentar e conversar.
Dentro de uma unidade ou de uma turma, a comunicação privada sobre o curso está disponível para suporte, envio de tarefas, discussões de grupos de trabalho, avaliação de pares e instrutores e outras interações.
No conteúdo online, os alunos podem comentar em qualquer página ou vídeo e linkar para outros recursos.
Tudo isso está integrado no espaço de trabalho e próximo de uma guia de “Colaboração” em algum lugar.
Usando o xAPI e outros métodos de rastreamento, todas essas interações podem ser traduzidas para crédito de curso, rankings de líderes, recomendações de conteúdo, futuras atribuições e melhorias de conteúdo de aprendizagem.

#2 GDPR Toma a Europa

Aqui está um aviso especial para quem vende conteúdo online ou sistemas de aprendizagem na Europa.
Se você ainda não sabe sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) – você em breve irá saber.
Até 25 de maio deste ano, as empresas que coletam dados de cidadãos da U.E. devem cumprir rigorosas regras de privacidade de dados – incluindo o tipo de dados que você pode coletar, como você revela esses dados a qualquer pessoa que use seu sistema e como os usuários podem revisar e excluir dados relacionados a eles.
Tudo isso é antitético em relação ao funcionamento de um LMS por isso será interessante ver como a indústria resolve esse desafio de compliance.
As primeiras soluções incluem soluções dedicadas à hospedagem em áreas locais que direcionam automaticamente determinados IPs para um ambiente compatível diferente.
O tempo indicará quais os problemas e as oportunidades que podem surgir dessa mudança fundamental.

#1 Procura-se bons vendedores

Todas as mais de 700 soluções LMS disponíveis hoje são vendidas através de profissionais de vendas proativos ou mecanismos de autoatendimento online.
Mas com tanta concorrência, a venda nunca é fácil e o talento é escasso.
Em startups, fundadores ou executivo geralmente conduzem o processo de vendas porque entendem o produto, são representantes persuasivos de suas marcas e estão altamente motivados para fechar negócios.
Mas esse modelo não cresce, então os vendedores profissionais logo se tornarão uma necessidade neste segmento.
O desenvolvimento de universitários recém-formados inexperientes ou a conversão de representantes de serviços profissionais podem ser dispendiosos, demorados e arriscados.
Da mesma forma, com vendedores experientes que não possuem um conhecimento da LMS.
O recrutamento de estrelas de vendas da indústria de LMS é um desafio porque os vendedores fortes ganham um ótimo dinheiro para que não estejam motivados para mudar.
Além disso, os veteranos de vendas geralmente são atormentados por acordos de não concorrência.
Nem me fale sobre a demanda ultrajante de arquitetos de soluções de negócios e negócios com LMS!
Minha recomendação para 2018Prepare-se para pagar o preço pelo talento de vendas comprovado como o núcleo de sua equipe, mas também invista em uma cultura de treinamento de vendas para preparar pessoas menos experientes que demonstrem interesse e potencial.

Conclusão:

Se você chegou ao final da nossa lista, então você sabe que este é apenas o começo de um ano cheio de promessas.
Eu tenho acompanhado o setor de tecnologia de aprendizagem há 22 anos e nunca o vi mais diversificado, lucrativo, comercial impactante e inovador. Nunca há tédio!!
A semântica e a definição de plataformas LMS podem ter mudado ao longo do tempo, mas o cenário dos sistemas de aprendizagem é cada vez mais rico com problemas e oportunidades para os inovadores tecnológicos resolverem.
Acompanhe enquanto a história continua.
Obrigado por ler!
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Inspirado no artigo publicado por: Talented Learning

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