O Designer e a Educação Corporativa
Desenhando sonhos, desenhando carreiras, desenhando a Aprendizagem!
Num evento cabalístico, o quinto episódio da temporada “Escambo de Idéias”, foi gravado no quinto dia do quinto mês do ano! Este episódio está predestinado para o sucesso!
Mesmo com toda essa numerologia, nem bolas de cristal ou inteligência artificial preditiva são suficientes para prever o que pode acontecer com o mundo do trabalho. Um exemplo é a área de Design.
Antes restritos ao mundo das agências, produtoras, estúdios ou departamentos de marketing, os profissionais que transformam ideias em desenhos ganharam novos espaços.
Agora ocupam cadeiras em áreas como Comunicação Interna, Gente e Gestão e mais recentemente, Treinamento e Desenvolvimento de pessoas.
Superação e adaptação? Neste Podizagem temos! E muito!
Assista ao episódio do podcast no YouTube
Saudemos a sabedoria das avós, dos mestres e dos mestrados
Um dos passos marcantes na jornada de aprendizagem de Camila Kubo, foi com sua avó. Ao iniciar a batalha contra o câncer, decidiu que deixaria um legado para sua neta. Antes de liderar, prepare-se para saber executar.
Foi assim que Camila, a jovem universitária que achava que no primeiro emprego iria resolver sua vida com um salário astronômico, aprendeu tudo sobre manutenção doméstica. A máxima da sabedoria “precisa saber fazer para poder mandar” – na prática.
Com uma graduação na área de Tecnologia, o interesse por animação 3D virou curiosidade, e a curiosidade é o despertar para aprendizagem. A partir de uma iniciação na própria faculdade, com softwares de modelagem para arquitetura, Camila decidiu que precisava de mais conhecimento na área. Partiu curso de Design Gráfico!
A partir daí, logo no início da carreira, numa área de educação corporativa iniciou editando vídeos, apresentações e materiais digitais. Algum tempo depois, quando já sabia fazer educação corporativa no sentido mais amplo, foi “jogada” para um novo caminho, o de implementar uma Universidade Corporativa desde a estaca zero.
Assim iniciou um novo caminho, na área de consultoria onde passou a ajudar organizações com desafios que vão da gestão do conhecimento, passando pela documentação técnica, chegando até ao treinamento. Com a certeza que a aprendizagem nunca pára e está em desenvolvimento constante, Camila hoje é a Head de Serviços da Edubrix.
Um “matuto” do interior pernambucano, que brincava na rua, e ao mesmo tempo era fascinado por cinema e pelo universo incipiente dos videogames, ainda na época do Atari – o bisavô dos consoles – juntava a as brincadeiras com bonecos com a paixão pelos filmes.
Brincando se aprende também. Foi brincando com seus bonecos, criando teasers que anunciavam a próxima aventura, que Allyson iniciou uma vida de criações. Ainda criança, aprendeu a desenhar de forma autodidata copiando desenhos até criar os seus próprios personagens.
Assim que descobriu que existia uma profissão chamada Designer Gráfico, decidiu que partiria para uma graduação nesta área. Logo depois, engatou uma experiência no mestrado, que incluiu o desafio de usar histórias em quadrinhos no ensino a distância de física.
A experiência com Atari não ficou só na memória, já que no início da vida profissional, Allyson criou games para dispositivos móveis, usando técnicas de pixel art, ainda nas primeiras gerações de aplicativos para celulares. Lembrando o que grandes nomes do design já disseram: é importante nunca deixar aquela criança do passado esquecida. Ela deve sempre caminhar ao nosso lado, durante toda nossa jornada.
Hoje Allyson se orgulha da arte que seus filhos produzem (se você puder assistir a versão em vídeo do podcast, poderá testemunhar também!) e de ter inspirado um talentoso sobrinho, que recentemente foi aprovado no curso de Design de uma universidade federal.
Como Analista Senior e líder técnico do núcleo audiovisual da Universidade MV, Allyson hoje aplica toda esta experiência na área de educação corporativa.
Histórias que mostram que migrações de carreira são tão possíveis quanto alguém que está acostumado a ficar por trás das câmeras, participar de um podcast como um convidado.
Uma lição tão importante quanto aprender a fazer qualquer coisa, é procurar conviver com quem já faz o que você está aprendendo a muito tempo, para que você tenha a real percepção de onde está na curva de aprendizagem. Foi o que Allyson sentiu quando chegou na Universidade, ao conhecer outros alunos que já estavam atuando profissionalmente…
Outro grande impacto foi no mestrado, quando estava envolvido num projeto num centro de linguagens, num projeto de ensino a distância, usando conceitos de histórias em quadrinhos para mobilizar alunos do interior, ajudando a promover o conhecimento.
A fusão de disciplinas tão diferentes como pedagogia, literatura, design, se provou uma grande oportunidade de vivenciar como as experiências precisam de diversidade e amplitude, para gerar engajamento.
Como um bom designer, a conclusão não poderia ser diferente: olhando pra trás, a história se transforma em uma coleção de pontos que são ligados e hoje formam um grande mosaico de figuras conectadas.
Que bom que este episódio ajudou a criar esta imagem – falar sobre nossas experiências sempre nos traz este sentimento de realização, geralmente subestimado e guardado sob a correria do dia a dia.
Atualmente, com projetos multimídia no seu portfolio, Allyson sente que todos os conhecimentos e experiências com produção de eventos a distância, design gráfico, games em celulares, estão convergindo para gerar possibilidades mais imersivas para os públicos que atende.
E como Camila Kubo comentou, o prazer de criar algo que faz que a audiência reaja, se engaje e sinta algo é muito intenso, realimenta e energiza quem cria e desenvolve conteúdo.
Mudança de carreira ou ampliação da caixa de ferramentas? Que tal as duas ao mesmo tempo?
Falando em Camila Kubo, superação é o que não falta nesta história. Depois de ser praticamente confrontada (um pouco de culpa minha aqui), para aceitar um desafio de estruturar uma universidade corporativa do zero, algo mudou.
Exercitando novas habilidades – algumas que nem sabia que tinha – Camila passou a se entender como uma personagem nova, num novo desafio – o da consultoria. Trabalhar interagindo com pessoas e suas histórias, para tirar um projeto do zero. Assim descobriu que tem mais uma área de atuação que está gostando muito – e este é o “replay” de Camila Kubo.
Allyson, com seu DNA de designer, imprimiu esta característica, em todas as atividades novas – do audiovisual à gestão de equipes – o que traz um grande diferencial para sua atuação hoje. Encarar cada desafio como um designer gráfico, pode ser surpreendente.
Afinal, um artefato multimídia – um vídeo por exemplo – pode ser encarado como uma sequência de designs, de artes sequenciadas.
Allyson, que por acaso é o responsável pela concepção da identidade visual deste podcast, indica a série da Netflix Abstract – A arte do Design. Neste documentário é possível ver como profissionais de diferentes segmentos aplicam conceitos de design de formas disruptivas. Excelente dica do Mestre!!
O Designer como um catalisador de idéias
É muito interessante quando num ponto da carreira do designer, é possível analisar uma determinada demanda e ter várias formas de poder atendê-la, indo da ilustração ou infográfico e chegando até um vídeo. ou um ambiente interativo e imersivo, capaz de reproduzir um ambiente completo de trabalho.
Este espectro amplo de atuação, longe das caixinhas onde cada profissional faz um tipo de trabalho ou uma parte do projeto, é uma tendência e também uma recomendação. Trabalhe como alguém que faz as idéias serem clarificadas, fluídas de algum jeito, e muito rápido. Um catalisador de idéias.
Organizar todos os elementos para chegar num objetivo, é muito mais que organização visual somente.
Um grande aprendizado neste episódio, para qualquer um que tenha interesse pelo design, é que vale a pena arriscar e investir energia para adquirir novos conhecimentos, desvendar novas fronteiras.
## Créditos
Direção de Criação: Julio Cunha
Produção: Renan Luz
Switcher, edição e Sonorização: Julio Cunha e Renan Luz
## Arte: Allyson Silva
## Neste podcast
Camila Kubo (Edubrix)
Allyson Silva (MV Sistemas)
Renan Luz (Edubrix)
Julio Cunha (Edubrix)