Gestão do Conhecimento Aplicada ao Time de Desenvolvimento de Software

Você, líder de time de desenvolvimento, provavelmente já teve o desafio de capacitar pessoas num ritmo mais rápido do que você faz. A gestão do conhecimento aplicada ao time de desenvolvimento de software é um dos maiores desafios dos gestores, é uma das dores da indústria de software. Conhecimento aplicado ao time de desenvolvimento sem dúvida deve ser uma preocupação constante para o líder estratégico.

Tenho certeza que hoje, nesse momento, uma das preocupações que estão no topo da sua agenda, é: como ter pessoas prontas para encarar os desafios que o meu negócio exige num curto espaço de tempo? Como eu posso criar um ambiente onde as pessoas que já trabalham comigo possam compartilhar o que sabem e ao mesmo tempo disponibilizar esse conhecimento de uma forma eficaz para aquelas que estão chegando?

Eu tenho certeza que esse desafio faz parte da sua agenda!

Eu vou abordar aqui o tema da gestão do conhecimento da educação corporativa aplicada a times de desenvolvimento de software.

Processos e Tecnologias

Na maior parte das organizações, os times de desenvolvimento não possuem processos e tecnologias prontas para estimular o compartilhamento de conhecimento no dia a dia, ou seja, a forma de desenvolver novas funcionalidades e entregar valor para os clientes internos ou externos não foi desenhada pensando numa etapa que é como compartilhar o conhecimento, apesar de muitas metodologias muitos modelos de gestão de TI falarem sobre esse assunto.

Algumas metodologias de desenvolvimento chamam de capacitação do especialista, aquela última etapa antes da expedição de software, onde alguém tem que repassar conhecimento para o time antes que esse código vire produto.

Também nas metodologias ágeis existem as reuniões diárias, as reuniões em pé, enfim, onde um dos temas é sempre compartilhar conhecimento.

O “X” da Questão

A questão é: isso está sistematizado, está claro como tem de ser feito esse processo, onde é o repositório desse conhecimento e o mais importante, o que é feito com esse conhecimento depois que ele é explicitado pelo time? Os novos integrantes terão acesso a isso? De que forma? Como você garante que o novo integrante que está fazendo onboarding nesse time vai consumir todo esse conhecimento?

Conhecimento aplicado ao time de desenvolvimento

Muitas organizações hoje já conseguem garantir que novos colaboradores, por exemplo, passem por trilhas de capacitação e certificação e comecem a atuar no seu time depois de adquirir um mínimo necessário de conhecimento para executar sua atividade.

Acompanhe as nossas redes sociais, o nosso canal do YouTube e fique por dentro das novidades.

Se a sua empresa está com dificuldades na área de gestão do conhecimento, a Edubrix tem um Diagnóstico de Oportunidades pra te ajudar de forma estratégica a definir o que fazer, como fazer e quanto investir. Assista o depoimento de um dos nossos clientes: clique aqui!

Entre em contato, a gente pode ajudar você a vencer esse desafio!

Deixe um comentário