Gente & Gestão Conectando Pessoas e Estratégias pelo Conhecimento
Atrair e reter talentos – a nova barreira pro crescimento das empresas?
Neste novo episódio da temporada “Escambo de Idéias”, vamos conversar sobre um assunto que tem tomado a agenda dos executivos – Gente e Gestão.
Ter as pessoas certas, no momento certo e com as competências adequadas, tornou-se um desafio real para a maior parte dos negócios, não só no Brasil, mas no mundo todo.
Neste episódio, nossas convidadas nos guiam pelo novo mundo dos profissionais de Gente e Gestão, com suas próprias vivências e experiências. Bora aprender?
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Histórias que ensinam
Quanta dedicação, alguém da área de gente e gestão, precisa ter, num ambiente onde um erro pode custar uma vida?
Camila Guimarães, head de Gente e Gestão da Mereo estava acostumada a integrar até 10 pessoas por mês, numa organização da área da saúde, com um total de 400 pessoas… Processos estruturados com protocolos validados.
Imagine a mudança ao enfrentar um novo ambiente, onde só a equipe de RH tinha 50 pessoas, e a demanda era entregar mais de 3.000 pessoas capacitadas por mês. É necessário, a cada mudança de contexto, se remodelar?
Que história de aprendizagem!
E as mudanças decorrentes do isolamento social que vivemos por 2 anos? Luciana Leão, diretora de Gente e Gestão da Dois A Engenharia, conta como foi aprender a fazer lives, logo no início das mudanças causadas durante a adoção da modalidade de trabalho remoto. Aprender pode e deve ser divertido!
Valeu a pena
Entre as experiências que Luciana Leão selecionou para compartilhar, estão a criação de uma Universidade Corporativa com o poder de mudar a dinâmica do conhecimento e impactar positivamente o negócio. O projeto que Luciana conduziu gerou uma nova unidade de negócios, que rentabiliza o conhecimento produzido dentro da organização. Outra história que vale a pena ser compartilhada, é o trabalho de voluntariado junto a Endeavor, organização que ajuda novos negócios e empreendedores com conhecimento.
Camila Guimarães – MEREO também conectada com a missão de levar o conhecimento para quem precisa, dentro e fora da sua organização. Numa escola técnica em Belo Horizonte, semestralmente, ajuda a diminuir a distância entre o mundo corporativo e a busca de propósito dos jovens, falando sobre carreira e reduzindo a ansiedade daqueles que estão entrando no mercado agora. Além disso, uma experiência que traz satisfação e orgulho genuíno é o processo de onboarding da Mereo, que tem como diferencial concretizar o alinhamento da cultura e estratégia da companhia com a visão de cada novo colaborador.
Marcante como os profissionais de Gente e Gestão estão conectando-se cada vez mais com a estratégia e com a execução. Dentro e fora das organizações, com trabalhos voluntários, projetos alinhados com a disseminação de conhecimento e sustentando todos os processos clássicos que não param: atração de talentos, remuneração, sucessão, dentre outros!
Uma nova visão que evolui dentro das empresas, sobre Recursos Humanos, é a conscientização de que quem faz o cuidado das pessoas, efetivamente, são os líderes. As áreas de Gente e Gestão, precisam estar alinhadas com o board, e apoiar o trabalho dos líderes, trabalhando em parceria – através dos modelos de Business Partners, consultoria interna, etc.
Outro aspecto importante, é a demanda crescente de cuidados com a saúde mental dos colaboradores, que foi impactada pelo distanciamento social, trabalho remoto e todos os fatores decorrentes da convivência com a pandemia por cerca de 2 anos. Cada vez mais Recursos Humanos se tornando Gente e Gestão.
Dentro desta mudança de posicionamento, com todas novas demandas, o novo profissional da área de Gente e Gestão, está se tornando mais analítico, exercitando sua perspicácia financeira, tangibilizando como as pessoas impactam o negócio e se apropriando dos dados gerados pelas experiências dos colaboradores, para produzir insights capazes de (re)direcionar ações que podem alavancar resultados. Inclusive municiando os líderes com estes insights, para que se antecipem junto aos times na gestão do dia a dia.
Qual é a dica desta vez?
A curiosidade é imperativa para os profissionais da área de RH atualmente. Pergunte, dedique-se a aprender com qualquer pessoa que esteja disposta a ensinar, principalmente sobre o negócio onde você está inserido. Um bom mentor pode entender suas potenciais áreas de melhoria, e criar cenários onde você será desafiado a aplicar estes novos conhecimentos, criando uma oportunidade de desenvolvimento real.
Uma leitura recomendada é o livro Porque fazemos o que fazemos, de Mario Sergio Cortella, que aborda este tema.
Aprender ativamente, é uma nova competência listada pelo Fórum Econômico Mundial, como essencial dentro do rol de soft skills voltadas para o futuro.
É importante que você conduza uma autoavaliação, sobre seus hábitos de consumo de conteúdo, de relacionamentos. Está tentando explorar coisas novas, se aprofundar no que já conhece, ou compartilhar o que sabe? Se a resposta for negativa pra todas alternativas, preste atenção em novos comportamentos. Hoje profissionais de 70 anos estão traçando planos para o futuro, estudando para se prepararem para este cenário.
Você não pode ficar de fora!
Torne-se vulnerável, reconheça que tem limites e limitações. Este é o primeiro passo para alimentar sua curiosidade e começar a buscar novas referências. Entramos na era do reaprender. Aprenda a reaprender!
Grandes profissionais, já estabelecidos em suas carreiras, se diferenciam, quando se desobrigam a ter todas as respostas.
Não é só para os profissionais de RH que as coisas estão mudando muito rapidamente. O próprio processo de educação formal sofre atualmente, com o descolamento entre as demandas corporativas e o modelo de formação vigente. Em vários países, já existe um problema real de falta de interesse em cursos universitários.
A demanda por mão de obra na área de tecnologia, tem privilegiado profissionais que mesmo sem um diploma universitário entram no mercado de trabalho. Com certificações profissionais de curta duração, comprovam que possuem habilidades relevantes e o mais importante, que sabem aprender.
No Brasil vemos o processo de formação de jovens, principalmente as de nível médio, super preocupadas com seu nível de desempenho na aprovação no ENEM e vestibulares e menos interessadas em auxiliar em decisões de carreira ou identificar interesses pessoais.
Grandes desafios
Caminhando pro final, Luciana Leão comenta que está vivenciando atualmente um grande desafio de aprendizagem, absorvendo novos modelos de negócio e novos segmentos.
Camila Guimarães, está vivenciando a implantação de práticas e processos que possam garantir que a cultura apoie a execução da estratégia da companhia. Aprender, compartilhar e colaborar são temas que estão no seu dia-a-dia de forma intensa.
Neste episódio, você vai conseguir entender os desafios dos profissionais de Gente e Gestão, como estes desafios estão conectados com a dinâmica de aprendizagem, conhecimento e evolução humana.
Fique conectado, viaje por todos os episódios desta temporada e mantenha sua curiosidade na intensidade máxima! Vale a pena aprender para a vida!
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## Créditos
Direção de Criação: Julio Cunha
Produção: Renan Luz
Switcher, edição e Sonorização: Camila Kubo
## Arte: Allyson Silva
## Neste podcast
Luciana Leão (Dois A)
Camila Gonçalves (Mereo)
Renan Luz (Edubrix)
Julio Cunha (Edubrix)