Gamificação em Treinamentos na Prática

Sem dúvida o termo gamificação ou “gamification” é muito utilizado principalmente pelas empresas de tecnologia e cada vez mais em treinamentos de capacitação de clientes e colaboradores. Gamificação em treinamentos na prática não é um bicho de 7 cabeças.

Destrave as Fases

  1. Identifique as razões do porquê todos falarem tanto em gamificação
  2. Explore possibilidades para implementar a gamificação
  3. Elementos de gamificação
  4. Analise seu cenário e decida como aplicar gamificação

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Por que Gamificação?

A origem dessa prática começou a se consolidar nos anos 1970 com os fliperamas, que foi uma febre no entretenimento, onde as pessoas pagavam para se divertir. A primeira máquina foi instalada na Califórnia-EUA, e rapidamente se espalhou pelos EUA e vários outros países, incluindo o Brasil.  

Essa novidade logo começou a chamar atenção de muita gente porque atraía pessoas para jogar sem recompensa financeira nenhuma, evidenciando um alto nível de engajamento. A grande pergunta era: o que motiva as pessoas a pagarem pra jogar ganhando em troca apenas uma posição no ranking de pontuação ou algo assim? O que está por trás disso? Tem como aplicar elementos dos jogos no processo de aprendizagem?

Logo se descobriu que os elementos da gamificação poderiam ser aplicados na aprendizagem, tanto em treinamentos, quanto na gestão empresarial e no marketing.

Modelos de treinamentos bem estruturados com recompensas, certificação, premiação e reconhecimento começaram desde então a ser testados e validados, e os resultados foram extraordinários, inclusive se tornando um negócio lucrativo, mudando o mindset das pessoas.

Com o advento da internet, a gamificação tomou proporções surreais, conectando pessoas à nível mundial. O psicólogo croata Mihaly Csikszentmihalyi criou o conceito psicológico de fluxo (Flow), um estado mental altamente focado, onde basicamente ele estudou que o processo de aprendizado, engajamento e evolução das pessoas está conectado a fluxo que envolve desafio, habilidades, chatice e ansiedade, com picos em alguns momentos, tirando as pessoas da estagnação.

4 Dikasaplikaveis

  • Processo de aprendizagem – inclua elementos de jogos nos treinamentos, como pontuação e premiação, por exemplo.
  • Evidências de aplicação – coloque evidências nos treinamentos de que as pessoas estão aprendendo aquele conteúdo. No processo de onboarding, por exemplo, funciona muito bem.
  • Conteúdo – adapte o conteúdo dos treinamentos para jogos, por exemplo
  • Autoria de conteúdo – os especialistas da sua organização têm conhecimento que você não encontrará em lugar nenhum, por isso, estimule a autoria de conteúdo

Importante: nunca perca o foco e tenha muito claro qual é o objetivo da gamificação no processo de aprendizagem da sua empresa. Foque em educação corporativa, melhorar resultados e mudar comportamentos.

Componentes

Pra gente finalizar, um estudo de especialistas em educação de Taiwan publicado pela Elsevier B.V. elencou 35 componentes que podem ser usados na gamificação, sempre lembrando de que, os componentes que você utilizar devem estar alinhados com a sua organização, com os objetivos do treinamento.

Se você quer acelerar o processo de estruturação da gestão do conhecimento da sua organização e precisa de ajuda, a Edubrix pode auxiliar sua empresa a alcançar os objetivos.

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