Construindo o Business Case para seu Projeto de Treinamento
Se você é um líder e está pensando em estruturar a universidade corporativa da sua empresa ou gerir melhor o conhecimento, certamente você tem consciência de que apenas uma boa ideia não será suficiente para conquistar a aprovação do board da empresa, você precisará basicamente demonstrar o investimento necessário versus o retorno do projeto. Construindo o business case para seu projeto de treinamento você terá muitos ganhos.
Assista ao Webinar
Por que um Business Case?
É comum as empresas planejarem o orçamento para o ano seguinte e com isso, projetos são necessários para justificarem os destinos dessas verbas, ou seja, a diretoria da empresa precisa ser convencida de que o investimento em gestão do conhecimento e educação corporativa é necessário, quanto será investido, quais os benefícios e em quanto tempo a empresa terá o retorno.
Fatos, dados e métricas são o coração do business case. A questão estratégica e a parte intangível dos benefícios são importantes, mas não podemos esquecer que os recursos são limitados e por isso precisam ser analisados e evidenciados.
Resolver Desafios
Qualquer empresa tem muitos desafios a serem resolvidos e não basta apenas saber que algo está errado, é preciso identificar a raiz do problema para dar start no projeto em busca da solução.
O problema sempre começa com uma insatisfação, mas ela pode ser declarada ou apenas percebida pelas pessoas.
Como Criar o Business Case para O Seu Projeto
É importante que você saiba que business case não é pesquisa organizacional ou qualquer tipo de formulário que você envie para as pessoas com o objetivo de sondar problemas. A premissa do business case é a conversa, sendo assim, você precisará listar as pessoas-chave e agendar entrevistas individuais. Não deve ser usada lista de perguntas prontas, as perguntas devem ser feitas conforme a necessidade e os objetivos, não tem fórmula mágica.
Um exemplo – você identificou que a redução do custo de onboarding é um desafio de negócio. À partir daí, entrevistando as pessoas-chave e mapeando as respostas, você achará a possível solução e, analisando os números de investimentos você deverá calcular o ROI. Assim você monta o quebra-cabeça formado por essas 3 peças: desafio, solução e o ROI.
Veja abaixo:
A forma como você conduzirá as entrevistas e montará o seu business case determinará o nível de credibilidade que você alcançará com a liderança da sua empresa e o sucesso do seu projeto, por isso, não pule etapas e tenha certeza de que todos os pontos importantes foram considerados.
Desde 2007 a Edubrix atende empresas de tecnologia e ajuda a criar business case para projetos de treinamento. Centenas de empresas apostaram na nossa expertise para reduzir tempo e custo e comprovaram as vantagens de uma consultoria especializada. Se você deseja saber o que nossos clientes pensam a nosso respeito, clique aqui!