Compartilhando Conhecimento na Prática

O compartilhamento de informações já é uma prática comum dentro das organizações, e todos nós já fazemos isso através de reuniões, apresentações, e-mails, mensagens, mentorias e sistemas corporativos. Mas, como podemos turbinar o compartilhamento de informações para gerar mais resultados para a organização? A resposta é: compartilhando conhecimento.

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O conhecimento sobre o produtos, serviços e processos de uma empresa sem dúvida geram muitos impactos, mas você tem noção do tamanho desse impacto na sua organização?

A Origem do Desempenho

Segundo pesquisa do Center for Creative Leadership realizada na década de 80, 70% vem da prática, 20% vem do convívio social com mentor e 10% de treinamentos formais de capacitação. Isso mostra que o desempenho não pode depender apenas da capacitação formal, mas deve considerar o suporte das pessoas à nossa volta, inclusive com a necessidade de feedback, para que a prática ocorra com resultados positivos.

Desempenho Formal x On-the-job x Social: Escolha?

Em 2019, a Training Industry Magazine revisou o estudo e chegou às seguintes conclusões: o percentual social para colaboradores mudou de 20% para 25% e o treinamento mudou de 10% para 19%. Já no caso dos executivos, o percentual social aumentou para 31% e o treinamento formal para 28%. Em ambos os casos, principalmente com a chegada da internet, nota-se o aumento da relevância da instrução e do compartilhamento do conhecimento. Esses dados não são definitivos, sem dúvida, é necessário considerar variáveis como segmento de atuação, evolução tecnológica, cultura e outros fatores.

Melhores Práticas com Ambiente de Conhecimento Compartilhado

Nova realidade tecnológica + a redução de custos que está sendo promovida por diversas ferramentas tecnológicas + métodos para organizar tanta informação e gerar conteúdo = resultados extraordinários, impacto no conhecimento e evolução.

4 Dikasaplikavies

  1. Valor – explicite o valor do compartilhamento de conhecimento. Integre à bônus e carreira.
  2. Reconhecimento – como reconhecer quem compartilha? Gamificação. Endomarketing.
  3. Conexão com o negócio – Explicite o que cada processo de negócio está ganhando. Avalie: Reduzimos custos? Vendemos mais?
  4. Processos e tecnologias – deixe claro como utilizar cada recurso tecnológico. Crie templates/modelos/forms.

Estimular o compartilhamento de conhecimento sem dúvida nenhuma é uma estratégia vital para organizações que desejam crescer e perdurar no mercado.

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