Captivate – Comprar ou assinar?
Uma dúvida recorrente que sempre chega até mim através dos meus clientes sobre aquisição de ferramentas de autoria.
Sem entrar no mérito sobre qual é a melhor, uma das que causa mais dúvida é a ferramenta da Adobe chamada Captivate.
Neste post, não vou discutir as razões que levam a adoção desta ferramenta, apenas o dilema de quem decidiu, quando conhece os dois modelos de comercialização que a empresa disponibiliza os clientes.
O primeiro é o direito de uso perpétuo.
O Captivate pode ser adquirido diretamente no site da adobe dos Estados Unidos por 999 dólares.
Você instala no seu computador e pode usar por quanto tempo você desejar.
Na verdade, pode usar por até 5 anos sem pagar nenhuma taxa adicional.
O segundo modelo é o de assinatura.
Aqui você pagará cerca de 30 dólares por mês de uso, com compromisso de compra de 12 meses, para poder instalar o software no seu computador.
Muito importante:
Antes de começar a fazer as contas para saber qual dos dois modelos é o mais barato, uma informação importante:
No modelo de licença de uso, as atualizações não estão inclusas.
As atualizações costumam ser anuais (no máximo 18 meses, e já houveram 2 em menos de 16 meses), e cada uma custa em torno de 399 dólares.
Como escolher então?
Depois de responder esta pergunta várias vezes, em várias situações diferentes, posso listar alguns critérios úteis para a sua decisão.
Primeiro:
Por quanto tempo você pretende usar o software?
Se você pretende usar o Captivate por um breve período de tempo (menos de 12 meses), a resposta é: compre a assinatura.
Segundo:
Ter acesso as atualizações é algo importante?
Se for importante ter a última versão, escolha a assinatura.
Tenha em mente que se você comprar a licença de uso, as atualizações serão cobradas separadamente.
Por isso, se você deseja ter sempre a última versão, é importante considerar o custo adicional de U$399/ano no modelo de licença de uso.
Terceiro:
Qual a disponibilidade do orçamento?
Dentro do ambiente corporativo, é comum uma verba estar disponível num determinado ano e não existir no próximo, algo que dificulta a contratação de uma ferramenta cujo modelo comercial é baseado numa assinatura mensal.
Se você não tem como garantir o orçamento para o próximo ano, a melhor estratégia pode ser comprar a licença de uso – e garantir que você terá a ferramenta ano que vem, independente do orçamento.