A famosa avaliação das carinhas 

E aí, tudo certo? Você sabe que falamos sobre educação corporativa, certo? Bem, quando a gente pensa em métricas, a gente sempre tem a dúvida sobre se o investimento está valendo a pena, se as pessoas estão aprendendo, se a ação está dando certo. E é aí que entra o papel do analista de educação corporativa. Esse profissional é quem tem a missão de responder a essas perguntas e mostrar o resultado da ação de treinamento.

Mas como o analista de educação corporativa faz isso? Ele tem várias ferramentas e métodos à sua disposição. Uma das métricas mais comuns é a avaliação de reação, aquela com as carinhas, sabe? É onde a gente pergunta sobre a opinião dos alunos sobre o treinamento, o desempenho do instrutor, o coffee break, entre outras coisas. De acordo com pesquisas, cerca de 80% das iniciativas de treinamento possuem avaliação de reação.

Mas, além da avaliação de reação, existem outras métricas importantes para avaliar o conhecimento adquirido pelos participantes, como a avaliação de conhecimento propriamente dita. Então, você já sabe, se você está organizando ou participando de uma ação de educação corporativa, fique atento às métricas, pois elas vão te ajudar a entender se o investimento está valendo a pena e se as pessoas estão aprendendo.

Os outros níveis de avaliação

Avaliação de aplicação, também conhecida como avaliação de comportamento, é uma ferramenta importante para medir o sucesso de treinamentos corporativos. Há quatro níveis de avaliação: reação, conhecimento, comportamento/aplicação e resultado no negócio (ROI). A avaliação de reação é a mais comum, avaliando se os participantes curtiram o treinamento. A avaliação de conhecimento verifica se o conteúdo foi compreendido. A avaliação de comportamento/aplicação mede se os participantes estão aplicando o que aprenderam no dia a dia, alterando seus comportamentos. Por fim, a avaliação de ROI cruza as percepções dos participantes com o investimento feito no treinamento e compara com os resultados financeiros gerados. Para ilustrar, imagine que foi feito um treinamento para uma equipe de vendas. É possível comparar o desempenho de uma parte da equipe que recebeu o treinamento com o desempenho da parte que não recebeu, avaliando a correlação entre o treinamento e os resultados de vendas.

Avaliação de conhecimento diagnóstica

Você sabia que antes de iniciar um treinamento pode ser importante avaliar o conhecimento dos profissionais envolvidos? Isso porque muitas vezes o tema é amplo e não dá para saber exatamente onde eles precisam de mais ajuda.

Por exemplo, se você está treinando programadores, percebendo que eles estão com muitos erros na criação de código, uma boa dica é aplicar uma avaliação de conhecimento antes do treinamento. Dessa forma, você pode identificar exatamente onde eles precisam de ajuda, se é na configuração, especificação de índices, integração com banco de dados, criação de documentação, etc.

Mas fique atento, existe um estudo conhecido como efeito Dunning-Kruger que aponta que perguntar para as pessoas o quanto elas conhecem de um assunto pode ser perigoso, pois as pessoas tendem a achar que conhecem mais do que realmente conhecem. Então, a avaliação de conhecimento diagnóstica, como um pré-teste, é uma excelente solução para ter certeza da real situação.


Em 30 minutos, no webinar a seguir, você pode aprender muito mais sobre avaliações, incluindo os níveis de segurança que existem atualmente para aplicação de provas on-line.

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