O desafio permanente da comunicação 

Nos dias de hoje, lidar com equipes compostas por profissionais presentes fisicamente e outros dispersos geograficamente é um desafio cada vez maior para as lideranças de empresas de software. Problemas de comunicação são comuns e afetam frequentemente os indicadores-chave e os objetivos de negócios dessas empresas. Por isso, é crucial que as equipes aprendam a se comunicar de forma eficaz e transparente.

A falta de comunicação adequada pode levar a conflitos de ideias e visões, que muitas vezes são resultado de informações insuficientes, mensagens mal adaptadas ao público-alvo ou simplesmente por não terem sido discutidas corretamente.

Estilos

A forma como as pessoas se comunicam em uma empresa é influenciada pelo estilo de cada pessoa e pelas ferramentas de comunicação utilizadas. É importante que líderes ajudem colaboradores e membros do time a passarem a mensagem correta de forma eficiente. Na maioria das empresas, a rotina do dia a dia pode desviar a atenção do planejamento estratégico. Por isso, a comunicação precisa ser reforçada e repetida constantemente.

Como líderes, é preciso decidir qual o melhor canal de comunicação para cada mensagem, seja por WhatsApp, conversa presencial, vídeo, e-mail ou reunião. Estudos apontam que os líderes acabam repetindo suas preferências pessoais de comunicação, ao invés de se adaptar ao seu público. Por isso, é importante que líderes considerem diferentes formas de comunicar para diferentes pessoas.

Guia de Comunicação

A comunicação é fundamental em qualquer empresa e deve ser levada a sério. O conteúdo da sua mensagem é importante e precisa ser pensado, para que você possa definir um critério de formato que pode variar de acordo com a cultura da empresa. Algumas empresas têm práticas de comunicação específicas, como por exemplo, assuntos sigilosos serem tratados presencialmente ou através de mensagens privadas.

Por isso, é importante criar um guia de comunicação que possa orientar jovens líderes e colaboradores, que ainda não têm suas preferências de comunicação consolidadas. Nesse guia, é possível sugerir modelos de comunicação e falar sobre os rituais de comunicação da empresa, como eventos que são usados e o que é esperado em cada situação, como por exemplo, uma sessão de feedback individual.

Além disso, é importante dar feedback regularmente, independentemente do teor. Uma boa prática é dar feedback individualmente, para que as pessoas possam absorver e processar sem constrangimento. Feedback positivo em grupo é sempre bem-vindo, mas para avaliar o desempenho, é recomendável pensar em momentos de comunicação individual.

Infelizmente, muitos líderes têm dificuldade em dar feedback, por isso é importante abordar esse assunto e oferecer ferramentas e dicas para tornar o processo mais fácil e efetivo.

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